Louvando de coração

Louvando de coração

 

 

Como acontece com todas as demais práticas espirituais (oração, adoração, meditação, etc.), o louvor não pode ser “praticado” como uma simples “rotina”. Muitos cristãos erram nesse sentido, pois levando as práticas como “rotina” caem na religiosidade, e a suposta “prática” não produz o resultado desejado.

 

Observe o que diz o apóstolo Paulo a respeito da prática real do louvor:

 

“... enchei-vos do Espírito (Santo) falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo”- Efésios 5: 18-20.

 

Está vendo como se deve louvar a Deus? Sim, “de coração”. O salmista disse:

 

“Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração: cantarei todas as Tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em Ti; ao Teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores”- Salmo 9:1,2.

 

E será que você observou o que (segundo Paulo) acontece com você quando você louva a Deus de coração? Você se enche do Espírito Santo, ou seja, você fica cheio do Espírito.

 

Creio que isso é de tamanha importância para nós que devemos meditar um pouco no que isso significa na prática.

 

Quando você está cheio do Espírito Santo, você se torna forte demais para Satanás conseguir derrubá-lo. Há um versículo muito importante no livro de Isaías nesse sentido:

 

“Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor arvorará contra ele e sua bandeira”- Isaías 59:19.

 

No episódio com o rei Josafá, que consideramos nos capítulos anteriores, há uma palavra que Deus deu ao profeta a esse respeito:

 

“Dai ouvidos, todo o Judá... e tu, ó rei Josafá ao que vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus... Neste encontro não tereis que pelejar; tomai posição, ficai parados, e vede o salvamento que o Senhor vos dará... porque o Senhor é convosco” - 2 Crônicas 20:15,17

 

É dessa maneira que Deus gosta de agir para o Seu povo, mas Ele somente tem condições de fazê-lo se nós nos submetamos a Ele. Nessa citação há duas frases importantes que todos nós temos de observar quando decidimos enfrentar o nosso adversário através do louvor. São: “Não temais, nem vos assusteis” e “tomai posição”. Vamos considerar o que essas frases significam na prática do louvor particular.

A primeira coisa a observar ao decidir enfrentar o seu problema através do louvor é “não se assustar, nem temer”, com a situação que o inimigo (Satanás) tem criado. Se você olhar a circunstância, ou der atenção aos sintomas ou aparências da adversidade, Satanás fará com que você desista de louvar a Deus e de exaltar o Seu nome, na primeira provocação. É preciso firmar-se com toda perseverança e continuar a louvar a Deus e dar-lhe graças sem dar a mínima atenção à circunstância que você está enfrentando.

 

Em segundo lugar, ao entrar em período de louvor, é preciso: “assumir uma posição muito firme” e concientizar-se de que o louvor é a única prática válida naquele momento e que ele há de levá-lo para a vitória completa. Aquele que resolve enfrentar uma adversidade através do louvor não pode vacilar em momento algum, pois o Espírito de Deus não Se identifica com o homem inconstante. Ouça o que diz o apóstolo Tiago a respeito da inconstância:

 

“O que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa” - Tiago 1:6,7

 

Para entrar na vitória, então, é preciso que você atente para que essas duas condições verdadeiramente dominem o seu coração, ou seja, (1) não temer e (2) não duvidar. Mantenha-se firme, constante no propósito e você há de dar a Deus condições de ser glorificado na Terra através do seu louvor.

 

Logo que você começar a louvar, o Espírito do Senhor arvorará uma bandeira contra o seu adversário, e você não terá de pelejar no caso. Quando você decide louvar a Deus e exaltar o Seu nome “de coração”, a peleja deixa de ser sua, e Deus assume totalmente a batalha em seu favor.

 

“Aleluia! De todo o coração renderei graças (louvarei) ao Senhor” - Salmo 111:1.